Marrocos, um potencial por explorar

Sendo o setor das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Eletromecânicas (IMME) um dos mais importantes da economia marroquina, e na medida em que este se cruza com o Setor Elétrico e Eletrónico,

marrocos bandeira nwl

nomeadamente ao nível de equipamentos e máquinas industriais para usos específicos, existem boas oportunidades para as empresas Associadas aumentarem as suas exportações para este país.

O cenário atual deixa antever condições favoráveis para um aumento do consumo de máquinas e equipamentos em Marrocos, num curto e médio-prazo, em virtude da ambiciosa estratégia de desenvolvimento industrial, focada em várias áreas-chave, entre as quais a aeronáutica e a automóvel.

O governo está ainda a dar ênfase à promoção de setores considerados estratégicos para o desenvolvimento económico do país, como por exemplo, energias renováveis, tecnologias da informação e comunicação, melhoria de infraestruturas industriais e descarbonização da indústrias. E para atrair investimentos da indústria, estão a ser disponibilizados incentivos fiscais e financeiros para empresas internacionais ou locais que invistam em setores estratégicos.

Ainda no setor das máquinas e equipamentos, o país está também a inovar, o que gera oportunidades nas automação e a robotização, Internet das Coisas (IoT) para melhorar a monitorização e manutenção dos equipamentos ou procura de soluções para reduzir o consumo de energia, materiais, recursos e CO2 na sua cadeia de produção.

Note-se que em 2022, o mercado de importação de máquinas industriais (outras máquinas e equipamentos para uso específico) em Marrocos foi dominado por 3 países fornecedores, França, China e Itália, que representaram 50,2% do total importado. Seguiram-se Alemanha e Espanha, com quotas de mercado de 9,3% e 6,9%, respetivamente. Portugal foi o 10º fornecedor de máquinas industriais para Marrocos, com uma quota de mercado de 2,3%, que terá de competir com esta concorrência, mas num mercado de muitas oportunidades.

As Associações locais poderão igualmente ser uma fonte de apoio a explorar, nomeadamente a Association Marocaine Pour L'Industrie Et Le Commerce Automobile (AMICA), a principal associação do setor automóvel, aglutinando todo o tipo de atores ligados a este setor ou ainda a Fédération Nationale de l’Eletricité, de L’Eletronique et des Energies Renouvables (FENELEC), que desempenha um papel ativo nos setores marroquinos da eletricidade, eletrónica e das energias renováveis, representando estes setores junto de instituições marroquinas e estrangeiras.

A ficha da AICEP concretiza um quadro completo dos vários aspetos a ter em conta na exploração de Marrocos enquanto parceiro negocial que poderá ajudar em muito a decisão de internacionalizar e/ou aprofundar as relações comerciais com este país.

A ANIMEE está igualmente disponível para dar apoio às empresas associadas que tenham ou estejam a ponderar ter relações comerciais com Marrocos, em parceria com a AICEP e com as Associações locais representantes do Setor.

Newsletter de maio de 2024