Ao fazer o balanço de cada semestre, o ciclo do Semestre Europeu tem desempenhado um papel crucial no apoio a respostas fortes em matéria de política económica ao longo dos últimos cinco anos
E foi assim que a UE pôde mostrar elevado grau de resiliência económica e social face a grandes choques, nomeadamente a pandemia de COVID-19, a guerra da Rússia contra a Ucrânia e os aumentos conexos dos preços da energia e da inflação.
Neste momento, as previsões da primavera para 2024 apontam para um crescimento do PIB em 2024 de 1,0 % na UE e de 0,8 % na área do euro, graças a um mercado de trabalho forte e ao dinamismo do consumo privado, prevendo-se ainda que a inflação desça de 6,4 % em 2023 para 2,2 % em 2025.
Por sua vez cada, cada Estado-Membro terá de fazer a sua parte, pelo que no âmbito do pacote da primavera do Semestre Europeu de 2024, a Comissão comunicou aos Estados-Membros orientações no sentido de reforçar a sua competitividade e a sua autonomia estratégica aberta, e continuar a promover a sustentabilidade ambiental e equidade.
Os relatórios por país de 2024 analisam a evolução económica, social e do emprego em cada Estado-Membro e fazem o balanço da execução dos planos de recuperação e resiliência (PRR) e dos programas da política de coesão.
Por sua vez, a Comissão propõe recomendações específicas por país sobre a forma de enfrentar os principais desafios económicos e sociais que os seus planos de recuperação e resiliência não abordam. Saiba mais aqui.
Newsletter meados de Julho de 2024