A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (OSHA) publicou o Relatório “Saúde mental no trabalho após a COVID-19 – O que os números europeus nos podem dizer”, que apresenta as conclusões
de uma análise de inquéritos europeus sobre saúde mental no trabalho que abrangem os períodos pré, durante e pós-pandemia.
As principais conclusões dizem respeito ao impacto diferenciado em setores específicos, tipo de trabalho, subgrupos de trabalhadores e género, digitalização e a importância de as organizações implementarem proativamente medidas de segurança e saúde no trabalho.
Segundo a OSHA, os riscos psicossociais e as consequências daí resultantes para a saúde física e mental são das questões que maiores desafios apresentam em matéria de saúde e segurança no trabalho.
Além do seu efeito prejudicial na saúde individual, os riscos psicossociais também podem ter um impacto negativo na eficiência das organizações, bem como das economias nacionais. O stress, a ansiedade e a depressão constituem o segundo problema de saúde relacionado com o trabalho que mais afeta os trabalhadores europeus.
Aceda ao Relatório aqui
Newsletter de fevereiro de 2024