O Conselho da UE definiu a sua orientação geral sobre a “Proposta de regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que cria uma Reserva de Talentos da UE”, que visa conciliar os princípios
do recrutamento justo com um sistema de migração seguro e abrangente, reforçando simultaneamente a posição da União Europeia na corrida mundial ao talento. Com o objetivo de facilitar o recrutamento de talento de países terceiros, visa combater a sua escassez no mercado de trabalho europeu, tornando-o assim mais competitivo.
Os candidatos a emprego de países terceiros poderão registar os seus perfis na plataforma Talent Pool e fornecer informações sobre as suas competências, qualificações, experiência profissional e conhecimentos linguísticos.
A plataforma conterá também ofertas de emprego de empregadores da UE (nos estados-membros participantes), contribuindo para superar alguns dos desafios enfrentados pelos empregadores europeus que pretendem recrutar internacionalmente.
A participação na reserva de talentos será voluntária para os Estados-Membros. No entanto, quando decidirem aderir ao programa, deverão indicar quais as entidades que estão autorizadas a participar na Reserva de Talentos – empregadores, agências de trabalho temporário, agências de emprego privadas ou intermediários do mercado de trabalho.
Saiba mais aqui.
Newsletter de junho de 2024