A Comissão Europeia publicou o segundo relatório sobre o estado da Década Digital, que acompanha o progresso da UE na sua transformação digital, medido em quatro áreas principais: infraestrutura digital,
competências digitais, digitalização de serviços públicos e digitalização de empresas. O relatório deste ano também aborda os principais impulsionadores e desafios, incluindo o atual paradigma geopolítico, o complexo contexto económico, influenciado por novas tecnologias como a IA generativa, e o seu impacto na competitividade.
Salienta a necessidade de manter as pessoas e as sociedades envolvidas num contexto cada vez mais híbrido e complexo, destaca a posição da UE na política global e a necessidade de fortalecer a sua base industrial.
Tendo como objetivo alcançar as metas digitais estabelecidas para 2030 pelo Programa Década Digital, o relatório é acompanhado de uma análise dos Roteiros Estratégicos Nacionais para a Década Digital apresentados pelos Estados-Membros, especificando as medidas, as ações e o financiamento nacionais previstos para contribuir para a transformação digital da UE.
As lacunas identificadas incluem a necessidade de investimentos adicionais, tanto a nível da UE como a nível nacional, em especial nos domínios das competências digitais, da conectividade de elevada qualidade, da adoção da inteligência artificial (IA) e da análise de dados pelas empresas, da produção de semicondutores e dos ecossistemas de empresas em fase de arranque. Aceda ao Relatório de Desempenho de Portugal em relação às metas e objetivos da Década Digital aqui
Newsletter meados de julho de 2024