Comissão Europeia cria projeto-piloto “Garantia para as Competências”

Inserida no âmbito da União de Competências, a iniciativa “Garantia para as Competências” visa combater a escassez de mão de obra em setores estratégicos e em crescimento, em consonância com o futuro 

engenheiro no trabalho nwl

Fundo Europeu de Competitividade, permitindo aos trabalhadores transitar para indústrias estratégicas, garantir novos postos de trabalho e desenvolver competências adicionais.

O primeiro projeto-piloto, que constitui um primeiro passo na definição de um futuro regime de Garantia para as Competências de pleno direito, centrar-se-á nos trabalhadores da indústria automóvel e respetiva cadeia de abastecimento, proporcionando programas específicos de melhoria de competências e requalificação.

A iniciativa apoiará a formação de trabalhadores no local de trabalho e a aquisição de novas competências, enquanto as empresas em setores com maior procura poderão recrutar mais rapidamente os talentos de que necessitam, ajudando-os a serem competitivos.

Através de um convite à apresentação de propostas, o projeto-piloto, que testará diferentes regimes de transição entre empregos, será executado em conjunto com o Centro Europeu de Competências para a Inovação Social, que ajuda a acelerar a adoção e a expansão de soluções inovadoras nos domínios do emprego, da educação e da inclusão social, sendo financiado ao abrigo do Fundo Social Europeu Mais (FSE+).

Os projetos reunirão empresas, serviços públicos de emprego, parceiros sociais e prestadores de ensino e formação de, pelo menos, dois Estados-Membros. Saiba mais aqui

Newsletter novembro 2025