Projeto OceanTrans: energia off-shore

O Projeto OceanTrans acaba de publicar o documento Respostas ao Inquérito sobre Envolvimento das Empresas Portuguesas na Área das Energias Renováveis Marinhas, que pode consultar aqui. Este projeto

oceantrans nwl

contempla um Diretório que compila empresas que estão ou estiveram ativas nestas áreas, que pode ser acedido em https://www.oceantrans.info/directorio-de-empresas. A ANIMEE contribuiu para a recolha desta informação e regista que 6 das suas empresas associadas integram esta listagem.

Informamos ainda que o Questionário se mantém ativo, bastando contatar a ANIMEE ou a Oceantrans se pretender responder e integrar o Diretório.

Relembra-se que o projeto Ocean Trans aborda as condições em que o processo de transição para um sistema de energia sustentável pode impulsionar a transformação de indústrias existentes, concentrando-se na construção de um novo sistema em torno das tecnologias de energia renovável marinha e na sua contribuição para o desenvolvimento de uma Economia do Mar em Portugal.

O projeto é levado a cabo por uma equipa multidisplinar, liderada pelo LNEG e onde estão também o ISCTE e a Universidade do Porto. ​

A investigação aborda o processo de desenvolvimento de novos sistemas energéticos sustentáveis, centrando-se na interação entre as tecnologias emergentes e indústrias contíguas que podem oferecer competências complementares.

São nomeadamente estudados os processos de combinação de conhecimento novo e existente, que têm lugar ao longo da criação de novas cadeias de valor e que podem conduzir a transformações a nível industrial. São ainda analisadas as implicações desses processos para o desenvolvimento regional. 

Para mais informações pode consultar aqui o relatório que apresenta os resultados do projeto.

Newsletter de junho de 2024