O rápido crescimento dos veículos elétricos a bateria e das infraestruturas de recarga na Europa, impulsionado pelo Regulamento de Infraestruturas de Combustíveis Alternativos (AFIR) e pela
Diretiva de Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD) revista, sublinha a necessidade de medidas robustas de segurança contra incêndios nas áreas de estacionamento abrangidas. O Guia sobre segurança contra incêndios para veículos elétricos estacionados e infraestruturas de carregamento em lugares de estacionamento cobertos, recentemente publicado, fornece orientações baseadas em evidências para mitigar os riscos de incêndio associados aos veículos elétricos a bateria e às infraestruturas de recarga.
Apesar dos dados indicarem que estes veículos apresentam um menor risco de incêndio do que os veículos com motor de combustão interna, os seus desafios específicos — como a fuga térmica e os incêndios a jato — exigem estratégias personalizadas. A orientação centra-se na prevenção, deteção, evacuação, controlo da propagação e combate a incêndios, oferecendo recomendações para as autoridades públicas, operadores de estacionamento e outras partes interessadas para garantir a segurança e, ao mesmo tempo, apoiar as metas de descarbonização da UE.
Este guia foi desenvolvido pelo Fórum de Transportes Sustentáveis (STF) da Comissão Europeia e incluiu a colaboração do CECAPI, através do seu Grupo de Trabalho EV Infrastructure.
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