A Comissão Europeia propôs não prosseguir com a revisão do Regulamento Ecodesign aplicável a transformadores de pequena, média e grande potência, ou seja, deixar inalterado o texto legal atualmente
aplicável (Regulamento (UE) n.º 548/2014, conforme alterado pelo Regulamento (UE) 2019/1783).
A Comissão apresenta as principais razões para esta proposta:
- pouco ou nenhum valor acrescentado se verificou na proposta “sucinta” de alterações ao Regulamento apresentada no Fórum de Consulta (basicamente com um requisito de informação sobre fluidos dielétricos e uma atualização sobre parâmetros de referência)
- um terceiro nível de Ecodesign com maior eficiência não é visto como viável, pois existe um risco não negligenciável de custos excessivos e, potencialmente, também de segurança de fornecimento dos componentes necessários.
A Comissão indica que poderá lançar um pedido de normalização específico para desenvolver métodos harmonizados em aspetos como a avaliação de custos desproporcionais.
As partes interessadas serão informadas sobre quaisquer propostas deste potencial pedido de normalização. Esta proposta está em linha com a posição da T&D Europe, subscrita pela ANIMEE e, inclusive, comunicada aos Ministérios da Economia e do Ambiente e Energia, ainda em 2024.
Veja aqui a minuta da ata da reunião do Fórum de Consulta Ecodesign, onde encontra toda esta informação.
Esta conclusão foi tomada após o estudo preparatório para a revisão do Regulamento da Comissão 2019/1783, que teve início em junho de 2023 e foi conduzido pela empresa ICF. Veja mais informação aqui.
Newsletter maio 2025