No passado dia 9 de maio, teve lugar um evento comemorativo dos 38 anos do LIP-Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, de que a ANIMEE é a única associada de natureza privada.
O evento foi composto por uma inspiradora sessão, "Cosmic Stories from PhD Students", onde os estudantes de doutoramento do LIP partilharam as suas experiências inovadoras, seguindo-se a sessão "Scientific and Technological Challenges and Opportunities", que explorou os desafios e oportunidades que moldam o futuro da ciência e da tecnologia na área de estudo do LIP.
Além do aniversário do LIP, a data assinalou também o Dia da Europa, pelo que o evento aproveitou para destacar o papel crucial que a ciência desempenha na construção de um futuro próspero e inclusivo para todos os europeus.
O LIP é a instituição de referência em Portugal para física experimental de partículas e tecnologias associadas. Foi fundado em maio de 1986 para explorar as oportunidades únicas criadas pela adesão do país ao CERN, a Organização Europeia para a Investigação Nuclear.
De fato, Portugal aderiu ao CERN a 1 de janeiro de 1986, o que constitui um desafio imenso. A ciência em Portugal era, em todos os indicadores, incipiente e com um grau de internacionalização quase nulo. Os primeiros associados do LIP foram a ex-Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT) e o ex-Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC).
Em março de 1989 juntou-se a ANIMEE.
O LIP está presente em Lisboa, Coimbra e Braga, numa colaboração muito próxima com as Universidades locais. A sua estrutura geograficamente distribuída reflete a necessidade de articular estratégias a nível nacional, numa área em que a investigação é muitas vezes conduzida no quadro de grandes colaborações internacionais ou com recurso a grandes infraestruturas científicas. No total conta com cerca de 100 investigadores doutorados, 40 técnicos e pessoal administrativo, e hospeda permanentemente mais de 80 alunos de pós-graduação.
Cada vez mais multidisciplinar, a investigação do LIP inclui três áreas principais:
- Física experimental de partículas e astropartículas;
- Desenvolvimento de novos instrumentos e métodos para física nuclear e de partículas e de tecnologia aplicações para cuidados de saúde e exploração espacial;
- Tecnologias de informação, computação científica e análise de big data.
Refira-se ainda que o LIP participa ainda em diversas grandes colaborações internacionais reconhecidas pelo CERN e beneficiam das atividades e recursos humanos desenvolvidos no CERN, muitas outras colaborações internacionais do LIP, por exemplo, com a Agência Espacial Europeia, o Centro Helmholtz para a pesquisas com iões pesados (GSI), na Alemanha, e o centro de pesquisas subterrâneas de Sanford (SURF), nos Estados Unidos da América.
Destaca-se, ainda, a lista de empresas com as quais o LIP colaborou nos últimos 5 anos, que inclui empresas associadas da ANIMEE como a Bosch Car Multimedia Portugal, S.A., a Cabelte - Cabos Elétricos e Telefónicos, S.A., a Efacec Power Solutions , S.G.P.S., S.A. e a General Cable CelCat – Energia e Telecomunicações, S.A. e outras empresas portuguesas, espanholas, norueguesas e do Reino Unido.
Convidamos à visita do website do LIP, aqui, para acompanhar a sua atividade e para saber mais sobre este organismo, que tantos contributos em matéria de ciência e na sua relação com a atividade empresarial, tem dado a Portugal.
Newsletter de maio de 2024