O setor automóvel europeu encontra-se num ponto de viragem crítico, confrontado com rápidas mudanças tecnológicas e o aumento da concorrência. Para fazer face às mudanças que se avizinham,

a presidente Ursula von der Leyen lançou, em janeiro, um diálogo estratégico sobre o futuro da indústria automóvel europeia e apresentou recentemente, no início de março, um plano de ação que apresenta ações concretas que irão assegurar um setor automóvel robusto e sustentável e ajudar a libertar o seu poder inovador.
Com vista a manter uma forte base de produção europeia e evitar dependências estratégicas, serão disponibilizados 1,8 mil milhões de EUR para criar uma cadeia de abastecimento segura e competitiva de matérias-primas destinadas à produção de baterias, que contribuirá para apoiar o crescimento da indústria automóvel europeia.
A presidente acredita que as empresas da UE do setor automóvel estão a ficar para trás em matéria de tecnologias essenciais.
Como tal, o plano de ação reforça o apoio à indústria para que esta assuma a liderança na transição para veículos geridos por IA, conectados e automatizados.
Uma Aliança Europeia dos Veículos Conectados e Autónomos específica irá reunir as partes interessadas do setor automóvel da Europa de forma a moldar o desenvolvimento dos veículos da próxima geração e ajudar a criar o software e o hardware digital partilhados necessários para dar vida a esta tecnologia.
Estas ações serão apoiadas por investimentos público-privados conjuntos no valor de cerca de mil milhões de EUR apoiados pelo Programa Horizonte Europa durante o período de 2025-2027.
O plano de ação é ainda acompanhado pela Comunicação «Descarbonizar as frotas empresariais», que destaca exemplos de boas práticas e incentiva os Estados-Membros a tomarem novas medidas para tornar mais ecológicas as frotas empresariais, que representam cerca de 60 % das novas matrículas de automóveis.
Paralelamente, a Comissão está a trabalhar em formas de estimular a procura de veículos europeus com nível nulo de emissões.
Saiba mais aqui.
Newsletter 17/03/2025