O BEI e o Millennium bcp renovaram a sua parceria de longa data, através da assinatura de um acordo destinado a apoiar PME, empresas de média capitalização e grandes empresas portuguesas.

O BEI concederá uma garantia de 200 milhões de euros ao Millennium bcp, permitindo ao Banco conceder fundo de maneio, de locação financeira e de empréstimos ao investimento - no total de 400 milhões de euros - para mobilizar o financiamento de até 840 milhões de euros, em apoio as empresas portuguesas afetadas pelas consequências económicas geradas pela pandemia.
O acordo é apoiado pelo Fundo de Garantia Europeu, que integra parte do pacote de 540 mil milhões de euros de medidas da União Europeia (UE), implementadas como resposta ao impacto económico causado pela Covid-19.
Com este apoio, o Millennium bcp poderá financiar dívida em condições mais favoráveis, assegurando que as empresas portuguesas dispõem de financiamento suficiente para mitigar os impactos económicos da Covid-19, permitindo-lhes assegurar os seus planos de crescimento e desenvolvimento a médio e longo prazo.
O Fundo de Garantia Europeu oferece proteção contra risco de crédito até 50% de cada exposição individual subjacente das empresas. Esta operação, uma garantia com partilha de risco, visa facilitar o acesso ao financiamento em condições favoráveis às PME, mid-caps e grandes empresas. Isto é conseguido através do aumento da capacidade de financiamento do Millennium bcp às empresas elegíveis, proporcionando alívio de capital e proteção contra perdas em transações recém-originadas.
Nos últimos dois anos, o Millennium bcp concedeu financiamentos de cerca de seis mil milhões de euros, a mais de 40 000 empresas.