Baseada nos relatórios “Skills for a Greener Future: A Global View” e “Skills for a Greener Future: Challenges and Enabling Factors to Achieve a Just Transition”, a OIT apresentou o documento
“Síntese de Políticas sobre transição justa”, que elenca alguns princípios fundamentais e medidas concretas que os países podem adotar, em conjunto com os parceiros sociais, para promover uma transição justa para economias e sociedades ambientalmente sustentáveis.
O desenvolvimento de competências constitui um domínio de ação fundamental para abordar a sustentabilidade ambiental, económica e social e um dos pilares das Diretrizes da OIT para uma transição justa para economias e sociedades ambientalmente sustentáveis para todos.
A existência de competências adequadas prepara o caminho para a transição para economias neutras em carbono, ambientalmente sustentáveis e socialmente inclusivas, e para um trabalho digno.
A coordenação entre políticas macroeconómicas, de investimento sustentável, industriais, setoriais, sociais e empresariais é também essencial para permitir que as empresas desenvolvam e implementem práticas empresariais mais sustentáveis e com uma utilização mais eficiente de recursos, para adequar a oferta de competências com a procura crescente, e para propiciar uma transição eficaz para os “empregos verdes”.
Uma transição justa exige que a educação e a formação sejam consideradas essenciais para todas as pessoas em todas as fases da vida, que contribuam para beneficiar das novas oportunidades de emprego e minimizem os encargos da transição para a neutralidade carbónica.
Aceda ao documento aqui.
Newsletter meados de julho de 2024