A Comissão Europeia (CE) propôs dia 16 de março o Ato legislativo Indústria de Impacto Zero (NZIA ou Net-Zero Industry Act), conforme a ANIMEE já noticiou.

A T&D Europe, associação europeia da qual a ANIMEE é a associada portuguesa, tem estado envolvida em várias ações de forma a garantir que todas as tecnologias capacitadoras desta transição, desde a transmissão até à distribuição, estejam incluídas.
Destacamos as seguintes:
- Declaração conjunta com a E.DSO e a Europacable a enunciar as seguintes preocupações/recomendações:
- Garantir que todas as tecnologias capacitadoras, desde a transmissão até à distribuição, sejam representadas como 'tecnologias de rede' sob as tecnologias estratégicas de rede zero;
- Atingir as necessidades anuais de implantação da União Europeia para tecnologias de rede só pode ser alcançado com investimentos cuidadosamente planeados;
- Esclarecer como a NZIA permitirá que o investimento atinja a ambiciosa meta da UE de fabricar tecnologias de rede internamente.
- Reunião com o gabinete do Vice-Presidente e Comissário Timmermans, da Comissão Europeia onde foram abordadas as mesmas preocupações. A CE mostrou interesse em saber quais as necessidades de financiamento para as tecnologias de rede e solicitou à T&D Europe input para as ferramentas de planeamento a elaborar e também para um roteiro na direção de uma Aliança Elétrica Europeia.
A atuação da T&D Europe é extremamente relevante para garantir que a UE avance na produção e distribuição de energias renováveis, tornando-se mais independente e mais verde. E tudo isto, sem sobrecarregar os custos energéticos para os consumidores, empresas ou individuais.
Newsletter de abril de 2023