Thales Portugal apresenta soluções de defesa em evento

Nos dias 19 e 20 de novembro realizou-se no Taguspark, em Oeiras, o evento “Inovação e Modernização Tecnológica no Exército”, uma iniciativa que reuniu instituições do Sistema Científico
 
2023 02 21 FORCESHIELD 600x270
 
e Tecnológico Nacional, onde se incluem as empresas, academia e representantes governamentais, para discutir tendências e desafios no âmbito da transformação digital e tecnológica no sector da Defesa.
 
Enquanto participante, a Thales Portugal reforçou o seu compromisso com a inovação e o fortalecimento da Segurança e da Defesa Nacional.
 
Reconhecida pela sua experiência em tecnologias avançadas e soluções de defesa, a Thales Portugal apresentou, durante o evento, diversas soluções inovadoras que demonstraram o seu papel essencial no reforço das capacidades tecnológicas do Exército Português. Entre os destaques estiveram:
 
Sistemas de Comando e Controlo (C2): Soluções que permitem a integração de sensores, dados e comunicações, promovendo uma maior eficiência na tomada de decisões em tempo real;
 
Soluções de Simulação e Treino: Ferramentas baseadas em realidade virtual e aumentada que permitem formar os militares em ambientes seguros, otimizando recursos e reduzindo custos. Uma das soluções apresentadas foi o GLADIATOR, que é um sistema de simulação de alta fidelidade que oferece treino realista e imersivo para cenários táticos;
 
Integração de Sistemas Autónomos: Apresentação de soluções para veículos aéreos e terrestres não tripulados, aumentando a capacidade operacional e minimizando riscos para os soldados. Foi demonstrada uma solução de Lotering Munition – TOUTATIS, um drone suicida de curto alcance com capacidades diurnas e noturnas e que representa uma nova era de lotering munitions dedicadas a conflitos de alta intensidade, que pode ser operado por um soldado apeado, destacado por um veículo de combate ou lançado de outro drone-mãe.
 
Sistema de Defesa Aérea ForceShield recentemente adquirido pelo Exército Português: Solução integrada de Defesa Aérea terrestre que tem o objetivo de reforçar as capacidades de defesa aérea de curto alcance (VSHORAD) de Portugal, em conformidade com os requisitos da NATO, que inclui: Radar Ground Master 200 (GM200); sistema de comunicações rádio F@stnet; sistema de comando e controlo de Defesa Aérea ControlView; terminais portáteis de alocação de armas; sistema de lançamento de mísseis RapidRanger, equipado com: mísseis Lightweight Multirole Missile (LMM) e StarStreak.
 
Ao longo dos dois dias do evento, a Thales Portugal promoveu demonstrações práticas, evidenciando como as suas soluções estão alinhadas com as prioridades estratégicas do Exército e com os objetivos definidos na Estratégia de Defesa Nacional. Este foi também um momento privilegiado para reforçar parcerias, explorando sinergias entre o Sistema Científico e Tecnológico Nacional e as Forças Armadas, e em particular com o Exército.
 
A Thales destacou ainda o impacto da transformação digital na Defesa, sublinhando a importância de sistemas integrados e interoperáveis para dar resposta às exigências de missões modernas, tanto a nível nacional como internacional.
 
A participação da Thales no evento sublinha o seu papel como parceiro estratégico do Exército e do sector da Defesa em geral. Através de uma aposta contínua na inovação, a empresa contribui para a modernização das Forças Armadas, preparando-as para enfrentar os desafios de um ambiente geopolítico em constante evolução.
 
O evento “Inovação e Modernização Tecnológica no Exército” evidenciou também importância da colaboração entre o sector público e o sector privado para o desenvolvimento de capacidades estratégicas que garantam a soberania nacional e a segurança global.