É com orgulho que a ANIMEE acolhe a MADOQUA no grupo das empresas suas associadas, pronta a apoiar um projeto transformador na descarbonização industrial e nas energias renováveis.
Com efeito, as unidades industriais em desenvolvimento pela MadoquaPower2X, S.A. e pela MadoquaNH3, S.A (em conjunto “MP2X”) compõem um projeto emblemático de produção de hidrogénio verde e amoníaco localizado em Sines, Portugal, com estatuto de Projeto de Interesse Nacional (PIN).
O Projeto está estruturado em duas fases principais:
- Fase 1 - inclui um investimento industrial de 1,3 mil milhões de euros e um investimento adicional de mil milhões de euros no desenvolvimento de energia renovável;
- Fase 2 - irá mais do que duplicar a capacidade e o investimento totais, elevando o valor global do projeto para aproximadamente 5 mil milhões de euros.
Adicionalmente, a Madoqua IPP, S.A. (“MIPP”) está a desenvolver um conjunto de projetos de energia renovável essenciais para o sucesso do projeto MP2X e distribuídos por várias regiões do interior de Portugal, cuja energia produzida será usada para gerar hidrogénio e amoníaco verdes em Sines.
De acordo com relatórios elaborados pela EY e pela KPMG em 2025, os projetos MIPP e MP2X assumem um papel estratégico na transição energética nacional e irão contribuir de forma significativa para a descarbonização dos setores mais exigentes e gerando valor económico (contribuição par o PIB e receitas fiscais), social (milhares de novos postos de trabalho) e ambiental (redução de emissões de CO₂) substancial para o país.
Os projetos MP2X e MIPP irão ainda contribuir para a eficiência da rede elétrica nacional absorvendo o excedente de energia renovável nos períodos de menor procura e, no sentido contrário, injetando energia na rede nos períodos de maior procura.
A conjugação das duas confere estabilidade ao sistema elétrico e promove a redução da volatilidade dos preços.