A Bosch pretende aproveitar as grandes oportunidades que estão a surgir com o crescimento do transporte de mercadorias a nível global e a mudança para sistemas de propulsão alternativos
Para isso, a empresa irá reorganizar o seu negócio de veículos comerciais dentro do setor de Mobilidade. A partir de janeiro de 2025, a empresa irá concentrar competências numa nova unidade de negócios, reunindo o desenvolvimento de sistemas e a gestão de produtos e portfólio para camiões e aplicações fora de estrada.
Para alcançar este objetivo, a Bosch está a focar-se na diversidade de propulsão e na neutralidade tecnológica. De acordo com previsões internas, a empresa assume que, a nível global, cerca de 20% de todos os veículos comerciais recém-registados com mais de seis toneladas terão um sistema de propulsão totalmente elétrico em 2030, enquanto as células de combustível terão uma participação de cerca de 3%.
Até 2035, mais de um em cada três camiões terá uma bateria a bordo, e um em cada dez contará com uma célula de combustível. Neste ponto, o motor a hidrogénio também estará em circulação, embora em números menores. Uma coisa é certa: o transporte de mercadorias só poderá ser elétrico se a infraestrutura adequada estiver em vigor. “Precisamos de uma expansão consistente e mais rápida das estações de carregamento elétrico e das estações de abastecimento de hidrogénio na Alemanha e na Europa,” diz Heyn, presidente do setor de Mobilidade.
Com a mudança na indústria automóvel em direção à mobilidade definida por software, os veículos comerciais estão também a enfrentar uma mudança de paradigma.
O número crescente de serviços e soluções conectadas para a gestão de frotas torna crucial que camiões e carrinhas sejam atualizáveis, de forma semelhante ao setor dos automóveis de passageiros.
Aqui, a regra de ouro é ter menos computadores de bordo e, por conseguinte, menos complexidade na arquitetura elétrica/eletrónica do veículo. A inteligência está atualmente distribuída por vários computadores diferentes, mas no futuro será agrupada em apenas alguns computadores de bordo.
A Bosch apoia os fabricantes na transição de mobilidade baseada em hardware para mobilidade definida por software, incluindo o negócio de veículos comerciais, oferecendo uma ampla gama de soluções e serviços de software adequados.