predios construcao nwl

O ano de 2020 ficará na memória de todos pelas piores razões, pelo impacto social e económico na sociedade e pelas dificuldades que trouxe às empresas e que se irão fazer sentir nos próximos anos.

Na atividade de certificação os desafios foram enormes com a necessidade de adaptação, quer dos organismos de certificação, quer das empresas, com vista à viabilização das ações de avaliação indispensáveis à manutenção dos certificados. Foi possível manter um elevado número de ações presenciais, tendo sido realizada a quase totalidade das ações de acompanhamento.

Foi dada uma enfâse ainda maior à ligação aos clientes, respondendo a várias solicitações de certificações para apoio a exportações.

As principais áreas de atuação foram:

Certificação de produtos

A certificação de produtos (em conjugação com a Marcação CE) representou cerca de 77% do volume de negócios, o que lhe permite posicionar-se como a líder nesta área. A atividade manteve-se ao nível do ano anterior e, embora não registando uma entrada significativa de novos clientes, verificou-se uma grande dinâmica dos clientes atuais, com novos processos, destacando-se o setor elétrico, nas luminárias e, com maior relevo, nos cabos elétricos. Destinados à exportação foram emitidos vários certificados CB para equipamentos elétricos.

A CERTIF continuou a apostar na Marcação CE no âmbito do Regulamento dos Produtos de Construção, com a grande preocupação de prestar um serviço às empresas. De referir que, para muitas normas, a CERTIF é o único Organismo Notificado nacional e, na sua ausência, as empresas teriam de recorrer a outros organismos no estrangeiro.

Certificação de serviços

A certificação do serviço de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa manteve a sua dinâmica de crescimento, tendo sido emitidos este ano 125 novos certificados, estando válidos mais de 1.400, e mantendo-se vários processos em curso.

Para além deste esquema, merece relevância o FER - Fim do Estatuto de Resíduo, para plástico recuperado, sucata de ferro, aço e alumínio, sucata de cobre e borracha derivada de pneus usados, onde a CERTIF tem trabalhado com a APA e com a associação do setor. Também aqui se notou uma procura por empresas que pretendem, desta forma, valorizar os resíduos que se destinam a exportação.

 

 

Localização

Lisboa
Av. Guerra Junqueiro, 11 - 2º Esq.
1000-166 Lisboa

Coordenadas GPS:
38.738587, -9.135574
Mapa

Contacte-nos

Lisboa
email: animee@animee.pt
Tel.: 218 437 110
Fax: 218 407 525

Login de Associados