A Comissão Europeia adotou o quinto programa anual de trabalho no âmbito do Fundo Europeu de Defesa (FED), atribuindo 1,065 mil milhões de Euros a projetos colaborativos de investigação e desenvolvimento
no domínio da defesa. O programa de trabalho do FED para 2025 desbloqueia um financiamento substancial para apoiar o desenvolvimento de tecnologias e capacidades críticas no domínio da defesa, em consonância com as prioridades da UE em matéria de capacidades acordadas pelos Estados-Membros e aprofundadas na Bússola Estratégica.
As principais áreas apoiadas incluem o combate terrestre, o espaço, o combate aéreo, a resiliência energética e a transição ambiental. O programa introduz igualmente medidas de apoio às PME e às Mid-Cap através do EU Defence Innovation Scheme (EUDIS). Saiba mais aqui.
O novo programa de trabalho lança nove calls for proposals em 31 tópicos, incluindo:
- 15 tópicos de investigação para novas tecnologias de defesa;
- 15 tópicos de desenvolvimento para capacidades avançadas;
- 1 tópico de apoio à rede de pontos focais nacionais do FED.
Para além disto, estão previstos 14 tópicos para apoiar o Strategic Technologies for Europe Platform (STEP), direcionado para tecnologias digitais, inovação tecnológica, tecnologias limpas e eficientes e biotecnologias.
4 % do orçamento do FED para 2025 é dedicado a um convite à apresentação de propostas relativo a tecnologias disruptivas. Além disso, cerca de 6 % são consagrados a dois convites não temáticos à apresentação de propostas sobre soluções de defesa inovadoras e futuras, convidando especificamente as PME a candidatarem-se a ações de investigação e desenvolvimento.
Prevê-se que os convites à apresentação de propostas sejam abertos para apresentação ainda em fevereiro de 2025, com um prazo de apresentação de 16 de outubro de 2025.
Mais informações nas seguintes ligações:
Factsheet – FED Programa de Trabalho 2025
Newsletter 18/02/2025