Enrico Letta, presidente do Instituto Jacques Delors, apresentou o seu Relatório de Alto Nível intitulado "Much More Than a Market" durante o Conselho Europeu de 16 e 17 de Abril.
Neste Relatório sobre o futuro do mercado interno da UE, Letta desenvolve sobre o objetivo de relançar a Europa e definir as prioridades para a competitividade da UE a curto, médio e longo prazo, uma vez que o fosso entre a UE e os EUA se está a tornar cada vez mais amplo; a UE tem igualmente perdido terreno para a China.
Letta apresenta, assim, uma caixa de ferramentas que a UE poderá utilizar para fortalecer o mercado único e eliminar a fragmentação a partir dos três pontos deixados para trás, que são: “Energia, telecomunicações e mercados financeiros. A principal proposta é integrá-los.” E o primeiro objetivo deste processo, uma vez adotado, será criar um rede ferroviária de alta velocidade em todo o continente.
Outro aspeto é o foco nas pequenas e médias empresas e na competitividade em termos gerais. Também aqui a questão fundamental é evitar a fragmentação do mercado único e os obstáculos que ainda existem. Não menos importante é completar a integração dos mercados de capitais – que nunca de facto decorreu de forma óptima em detrimento da capacidade do mercado para financiar a economia europeia - energia e telecomunicações para lidar com as múltiplas transições: verde, digital, social, defesa/segurança e alargamento. Aceda à conclusões detalhadas do Relatório aqui.
Este Relatório está também na base do novo Pacto para a Competitividade Europeia que se estabeleceu no Conselho Europeu Extraordinário de 17 e 18 de abril, que irá prosseguir até final do ano as recomendações de Letta e trabalhos sobre os seguintes vetores de competitividade: mercado único, união do mercado de capitais, indústria, investigação e inovação, energia, economia circular, dimensão digital, dimensão social e comércio.
Newsletter de abril de 2024