Após uma estagnação económica generalizada em 2023, um crescimento mais favorável no início de 2024 do que o previsto e a atual redução da inflação criaram as condições para uma expansão gradual
da atividade ao longo de 2024 e 2025.
Assim, as previsões da primavera da Comissão Europeia apontam para um crescimento do PIB de 1,0 % na UE este ano e de 1,6% em 2025.
Em Portugal, o crescimento económico deverá continuar a abrandar em 2024, recuperando novamente em 2025 impulsionado pelo consumo privado e pelo investimento. Deste modo, o crescimento do PIB deverá abrandar para 1,7 % em 2024, recuperando para 1,9 % em 2025.
Espera-se que o crescimento da atividade económica neste e no próximo ano seja, em grande medida, impulsionado por uma expansão constante do consumo privado, à medida que o crescimento contínuo dos salários reais e do emprego sustenta um aumento do rendimento real disponível. No entanto, uma forte propensão à poupança continua a travar parcialmente o consumo privado.
Contudo, o crescimento do investimento parece estar a abrandar. Abrandado pelo ciclo negativo respeitante à construção residencial, espera-se que recupere apenas gradualmente. No contexto de uma economia mundial resiliente, prevê-se uma retoma do comércio que sirva de apoio às exportações da UE. No entanto, à medida que se verifique a retoma da procura interna na UE, uma aceleração das importações compensará em grande medida o contributo positivo das exportações para o crescimento.
Prevê-se que a inflação continue a diminuir até 2025, principalmente nos bens não energéticos e nos produtos alimentares, enquanto se prevê um aumento da inflação dos preços da energia e uma diminuição apenas gradual da inflação dos serviços, bem como a moderação das pressões salariais.
Saiba mais aqui.
Newsletter de 17/06/2024