O sistema de alerta rápido da UE para produtos não alimentares perigosos "Safety Gate" publicou no relatório anual que os automóveis estão, pela primeira vez, no topo da lista de produtos notificados
seguidos pelos brinquedos.
Em 2021, as autoridades dos países participantes na rede de segurança trocaram 2 142 alertas através do sistema. Pela primeira vez, o maior número de alertas foi notificado na categoria «veículos a motor», seguida pelos «brinquedos» e pelos «aparelhos e equipamentos elétricos».
No que diz respeito aos veículos a motor, as medidas tomadas incidiram principalmente sobre a deteção de problemas técnicos, ao passo que, no caso dos brinquedos, se centraram sobre a presença de produtos químicos perigosos, bem como de pilha tipo «botão». Além disso, os problemas mais comuns comunicados para os aparelhos e equipamentos elétricos diziam respeito à exposição das partes sob tensão e a problemas de sobreaquecimento.
A Comissão lançou também um novo instrumento de vigilância eletrónica designado «robô de pesquisa» (web crawler) que ajudará as autoridades nacionais a detetar as ofertas em linha de produtos não seguros assinaladas no Safety Gate.
Saiba mais aqui.