Com o objetivo de recolher informação sobre os serviços e atividades que as Organizações de Empregadores e Associações Empresariais desenvolvem no âmbito do ESG

e avaliar as práticas empresariais e o desempenho de uma organização em matéria de sustentabilidade, a OIT – Organização Internacional do Trabalho, publicou o estudo “Leading the ESG agenda Global and regional insights for Employer and Business Membership Organizations”.
Ao longo do relatório, que apresenta conclusões tanto a nível global como regional, o ESG é entendido como uma ferramenta para identificar riscos e oportunidades, permitindo ainda às empresas tratar, reportar e/ou comunicar as suas práticas ambientais, sociais e de governação.
As Organizações de Empregadores e Associações Empresariais encontram-se numa posição privilegiada para impulsionar iniciativas de ESG (Ambiental, Social e de Governação), graças ao seu alcance transversal a vários sectores, o que capacita os seus associados para melhorar o desempenho, aceder a financiamento sustentável e lidar com um enquadramento regulatório em constante evolução.
Além disso, desempenham um papel fundamental na preparação das empresas para regulamentações de ESG mais exigentes, através do apoio ao cumprimento das regras e da defesa de políticas públicas coerentes. A sua intervenção ajuda a garantir que as empresas, em especial as pequenas e médias empresas (PME), se mantêm competitivas e resilientes nos mercados globais. Saiba mais aqui

