Cibersegurança UE: Comissão propõe Unidade Cibernética Conjunta

A Comissão apresentou uma proposta para a criação de uma Unidade Cibernética Conjunta, para fazer face ao número crescente de ciber incidentes graves que afetam serviços públicos e vida das empresas e cidadãos da UE.

ciberseguranca nwl

A necessidade de respostas avançadas e coordenadas no domínio da cibersegurança é cada vez mais premente, à medida que os ciber ataques aumentam em número, escala e consequências. A proposta tem por objetivo congregar os recursos e os conhecimentos especializados disponíveis da EU e dos seus Estados-Membros a fim de prevenir, dissuadir e responder eficazmente a ciber incidentes e ciber crises em grande escala.

Com a unidade cibernética conjunta, passarão a dispor de uma plataforma virtual e física de cooperação: as instituições, organismos e agências pertinentes da UE, juntamente com os Estados-Membros, criarão progressivamente uma plataforma europeia de solidariedade e assistência para combater os ciberataques em grande escala.

A Recomendação sobre a criação da unidade cibernética conjunta constitui uma etapa importante na conclusão do quadro europeu de gestão de crises de cibersegurança. Constitui um resultado concreto da Estratégia da UE para a Cibersegurança e da Estratégia da UE para a União da Segurança, que contribui para uma economia e uma sociedade digitais seguras.

O objetivo é assegurar que a unidade cibernética conjunta seja operacionalizada até 30 de junho de 2022 e esteja plenamente estabelecida até 30 de junho de 2023.

Saiba mais aqui.

 

Location

Lisbon
Av. Guerra Junqueiro, 11 - 2º Esq.
1000-166 Lisbon

GPS Coordinates:
38.738587, -9.135574
Map

Contact Us

Lisbon
email: animee@animee.pt
Tel.: 218 437 110
Fax: 218 407 525