O setor elétrico e eletrónico é um dos setores considerados prioritários pela União Europeia no âmbito da Economia Circular. O CEAC dá especial atenção às seguintes sete áreas:

- Eletrónica e TIC
- Baterias e veículos
- Embalagens
- Plásticos
- Têxteis
- Construção e edifícios
- Alimentos, água e nutrientes
Destas 7, o setor elétrico e eletrónico está diretamente envolvido com 3 – as áreas 1,2 e 6 (visto que a construção e edifícios é uma área que inclui equipamentos elétricos e eletrónicos e cada vez mais).
E, tal com todos os setores, está indiretamente envolvido com as áreas das embalagens e dos plásticos. Como tal, as empresas do setor têm estado sujeitas a um tsumani de alterações legais que implicam novas formas de estar no mercado.
O PAEC português não está tão centrado na divisão por setores e, embora aborde essa vertente não contempla especificamente o setor elétrico e eletrónico.
No entanto, a nova versão que já esteve em processo de consulta pública e que não está ainda publicada, adota uma estrutura mais em linha com a do plano europeu. Assim, considera o Setor Equipamentos elétricos e eletrónicos como um dos seis setores / cadeias de valor identificados ao nível das ações Meso, que passamos a enumerar:
- Agroalimentar
- Construção
- Distribuição e Retalho
- Equipamentos elétricos e eletrónicos
- Plásticos
- Turismo.
Destas 6 cadeias de valor, o setor elétrico e eletrónico está diretamente relacionado com a Construção e indiretamente envolvido com a Distribuição e Retalho e com os Plásticos. Ressalvamos que este novo plano não está ainda fechado e poderá não o ser durante a atual legislatura, pelo que poderá ainda ter alterações substanciais.
Para saber mais:
- Ellen MacArthur Foundation
- CIP – Economia + Circular
- Business Europe – Circular Economy Industry Platform
- Comissão Europeia – Circular Economy
- Agência Europeia do Ambiente – Circular Economy
- Eurostat – Circular Economy: Monitoring framework
- APA - Economia Circular
- DGAE – Economia Circular
- LNEG – Economia Circular e Gestão do Ciclo de Vida para a Sustentabilidade
- IAPMEI – Economia Circular I Incentivos
Newsletter de dezembro de 2023

