As empresas que pretendam ver valorizados os seus resultados de sustentabilidade em matéria de economia circular, vão poder contar com o apoio nova norma ISO 59040:2025, que facilita a partilha
e consolidação de informação neste domínio, ao longo de todas as suas cadeias de abastecimento.
A norma ISO 59040:2025, ainda em desenvolvimento, passará a fazer parte dos standards internacionais ISO 59000, contribuindo para a promoção da economia circular e medição dos seus impactos no desenvolvimento sustentável dos negócios.
Um dos objetivos é a criação de um sistema de dados de circularidade dos produtos que permita rastrear, documentar, e comunicar de que forma as cadeias de abastecimento contribuem para este fator de sustentabilidade, aproximando produtores, fornecedores e consumidores em matéria de proteção ambiental.
O sistema deverá igualmente permitir às empresas identificarem oportunidades para reduzir a emissão de resíduos, aumentar a recuperação de materiais, e estender o ciclo de vida útil dos produtos, como forma de acelerar metas de desenvolvimento sustentável.
A nova ferramenta assegura o processamento automatizado de dados, numa lógica de interoperabilidade, de forma a facilitar o cumprimento das obrigações de reporte ESG (indicadores ambientais, sociais e de ética governativa) das empresas, à luz do quadro regulamentar em vigor.
Recorde-se que em termos do regulamento da taxonomia europeia, a economia circular é um dos objetivos definidos para efeitos de reconhecimento de uma atividade económica como ambientalmente sustentável.
Saiba mais em:
ISO 59040:2025 - Circular economy — Product circularity data sheet
ISO (International Organization for Standardization) – Economia Circular
ESG e Finanças Sustentáveis
Quadro regulatório europeu para a sustentabilidade
Newsletter fevereiro 2025