A CCILA iniciou em 2021 o processo de criação de um consórcio tecnológico alemão, que une os domínios da produção, distribuição e armazenamento de hidrogénio verde e será apresentado nesta conferência.

Em 2021, 65,4% do total de eletricidade gerada em Portugal foram de origem renovável (Fonte: APREN). Dada a complementaridade do hidrogénio entre os sistemas de eletricidade e gás e o potencial de armazenamento de energia, este desempenhará um papel importante na transição energética e na descarbonização da economia.
Ao produzir hidrogénio verde, o uso dos sistemas de energia existentes é aumentado e as fontes renováveis são cada vez mais integradas. Neste contexto, o Governo português lançou em 2020 a Estratégia Nacional de Hidrogénio (EN-H2).
Projetam-se investimentos de cerca de 7 mil milhões de euros (85% de fontes privadas) para promover a produção sustentável de hidrogénio verde até 2030, tendo sido estabelecidas metas como 2 GW de capacidade instalada de eletrolisadores, uma taxa de 5% de hidrogénio no consumo de energia final, no setor dos transportes e na indústria, respetivamente, assim como incrementar a taxa de hidrogênio verde na rede de gás até 15%. contexto, espera-se um aumento significativo de projetos que visam e.o. a produção, distribuição e armazenamento de hidrogénio verde em Portugal.
Com o apoio da iniciativa “Mittelstand Global – Energy Solutions Made in Germany” do Ministério Federal Alemão de Economia e Energia (BMWi), a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) iniciou em 2021 o processo de criação de um consórcio tecnológico alemão (“HyPotência”), que une de forma integrada as diferentes dimensões tecnológicas nos domínios da produção, distribuição e armazenamento de hidrogénio verde, baseado num projeto concreto para Portugal, que será igualmente apresentado durante esta Conferência.
A CCILA convida para assistir a esta conferência dia 21 de fevereiro, na plataforma zoom, das 14h00 às 17h15.
Saiba mais e inscreva-se, até 18 de fevereiro, aqui.

