ESG | Case studies, sustentabilidade financeira e VSME

Sendo o ESG uma temática que doravante estará sempre presente nas empresas, vale a pena dar conta das evoluções mais recente neste âmbito, nomeadamente dos apoios que

vsme2 nwl

continuam a surgir, para que a implementação e monitorização de práticas ESG seja concretizada da melhor forma.

Neste contexto, o IAPMEI lançou a 11 de setembro, o ciclo de webinars ESG à 5.ª, através da sua Academia de PME e em parceria com a Associação Rede Mulher Líder. Ao desmontar conceitos e conhecer práticas já testadas com sucesso por várias empresas em fases mais avançadas da transição ESG, este novo programa visa a partilha de experiências entre todos os empresários e equipas envolvidos nestes processos, por forma a acelerar a incorporação dos fatores ESG na estratégia e dia-a-dia das empresas.

Aceda aqui ao calendário das primeiras sessões de trabalho e inscreva-se gratuitamente.

Por sua vez, sendo a integração da sustentabilidade financeira na gestão empresarial um dos grandes desafios desta temática, o Center for Sustainable Finance da Católica Lisbon School of Business & Economics lançou o curso 2 - “Guia Prático de Sustentabilidade para Empresas”, para apoiar os empresários na incorporação de princípios de sustentabilidade, com especial enfoque nas dimensões financeira e operacional.

O curso decorre em horário pós-laboral, com a duração total de seis horas distribuídas por dois dias, percorrendo várias cidades do país e os participantes no curso 1 - “Guia Prático de Sustentabilidade para Empresas – Perspetiva Financeira” beneficiam de condições especiais de inscrição no curso 2.

Saiba mais aqui e inscreva-se rapidamente aqui.

Por fim, vale a pena recordar que a Comissão Europeia adotou no final de julho passado, sob a forma de Recomendação, a norma voluntária de relato de sustentabilidade destinada a pequenas e médias empresas (VSME).

A VSME (Voluntary Sustainability Reporting Standard for non-listed micro-, small- and medium-sized undertakings) foi desenvolvida para fornecer às PME não cotadas, não abrangidas pela diretiva europeia de reporte de sustentabilidade CSRD, uma forma simplificada de responder às solicitações de dados sobre desempenho ESG que estejam a receber de grandes clientes ou financiadores, como será o caso de várias PMEs portuguesas.

A nova norma voluntária VSME sofreu simplificações relativamente a versões anteriores e oferece agora um ‘módulo básico’, preferencialmente destinado a microempresas, que responde a requisitos mínimos de divulgação, e um ‘módulo alargado’, que integra um conjunto de dados mais abrangente, em linha com as exigências legislativas impostas ao sistema financeiro e a parceiros comerciais de maior dimensão.

Dúvidas houvesse sobre a urgência e abrangência desta temática, aí está a VSME a dar resposta aos desafios de adaptação das PMEs a esta nova realidade, que não pode nem deve ser ignorada. Saiba mais aqui.

Newsletter 17/09/2025

 

Localização

Lisboa
Av. Guerra Junqueiro, 11 - 2º Esq.
1000-166 Lisboa

Coordenadas GPS:
38.738587, -9.135574
Mapa

Contacte-nos

Lisboa
email: animee@animee.pt
Tel.: 218 437 110
Fax: 218 407 525