O Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da UE, que decorre de 2014 a 2020, com um orçamento de quase 80 mil milhões de euros, deu um contributo importante para a construção
de uma sociedade e economia da UE assente no conhecimento e na inovação e beneficiou os europeus muito para além do que poderia ter sido alcançado a nível nacional ou regional.
Permitir uma resposta rápida aos surtos de COVID-19, ébola e Zika e dar um contributo decisivo para a ciência climática são alguns exemplos do impacto tangível do Horizonte 2020. O programa financiou soluções concretas em vários domínios, como os novos transportes movidos a hidrogénio, as vacinas de ARNm, a fotónica e a micro e nanoeletrónica.
Além disso, o programa permitiu à UE desenvolver e modernizar infraestruturas de investigação em grande escala, tanto a nível europeu como mundial: mais de 24,000 investigadores e organizações obtiveram acesso a estas infraestruturas, alargando as oportunidades de trabalho em colaboração e progressos científicos.
Saiba mais aqui.
Newsletter de 16/02/2024