O BPF lançou no início de julho as novas Linhas de Garantia BPF InvestEU, num total de 3,6 mil milhões de euros, para apoiar as PME e Small Mid-Caps com atividade em Portugal.
O lançamento destas linhas de valor expressivo apenas foi possível pelo facto de o Banco Português de Fomento ter sido reconhecido, pela Comissão Europeia, como parceiro de implementação InvestEU, o que representou um enorme esforço de evolução do Banco para responder, de forma positiva, a todas as exigências, regras e regulamentos europeus.
São três as linhas de garantia e os detalhes de cada uma encontram-se nos links respetivos.
- Linha de Garantia BPF InvestEU – PME e Small Mid-Caps: 2.560 milhões de euros.
Esta linha de garantia visa apoiar projetos viáveis em três áreas estratégicas, a saber: Investimento Sustentável, com uma dotação de 1.280 milhões de euros; Investimento, com uma dotação de 640 milhões de euros e Fundo de Maneio, com uma dotação de 640 milhões de euros.
- Linha de Garantia BPF InvestEU – Mobilidade Urbana Sustentável: 284 milhões de euros.
- Linha de Garantia BPF InvestEU – Investigação, Inovação e Digitalização: 711 milhões de euros.
As candidaturas já estão abertas na rede de balcões e centros de empresas das Instituições de Crédito aderentes e através das Sociedades de Garantia Mútua e estão listados aqui.
Não estão estabelecidos pelo BPF valores mínimos, quer para as comissões de garantia, quer para os spreads, estando apenas regulados pelo BPF os valores máximos. Os parceiros de distribuição – Bancos e SGM - têm a liberdade de aplicar os preços que considerem mais adequados para cada operação; a regulação de preços máximos assegura que, num contexto em que os parceiros de distribuição beneficiam de garantias para cobrir parte do risco que irão assumir, não praticam preços superiores aos máximos tabelados, visando, portanto, apoiar as empresas salvaguardando um limiar máximo de preços a ser-lhes praticado.
Sobre as operações elegíveis para financiamento de cada linha, montantes e prazos máximos de financiamento, comissões de garantia e spreads bancários, saiba mais aqui.
Newsletter de Julho de 2024