A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) publicou dois estudos: “Hybrid Work: New Opportunities and Challenges for Occupational Safety and Health”,
que analisa as repercussões do trabalho híbrido nas condições de trabalho e em matéria de saúde e segurança no trabalho (SST).
Estudando as suas principais características, o relatório esclarece a forma como o trabalho híbrido tem vindo a remodelar as normas estabelecidas, criando novas oportunidades e colocando novos desafios tanto para os empregadores como para os trabalhadores.
Aceda ao Estudo aqui.
O segundo estudo, “Surveillance and Monitoring of Remote Workers: Implications for Occupational Safety and Health”, analisa as implicações para a saúde e segurança no trabalho (SST) das práticas de vigilância e controlo (digital) dos trabalhadores à distância, bem como as diferenças entre estes e os trabalhadores em regime presencial.
As conclusões revelam que, embora a existência de tais regimes possa aumentar os riscos psicossociais e as consequências negativas para a saúde, a aplicação de medidas preventivas de SST tem um efeito positivo na redução desses riscos e na limitação dos impactos na saúde.
Aceda ao Estudo aqui.
Newsletter de novembro de 2023