Solicitado pela Presidente da Comissão Europeia, Úrsula von der Leyen, o Relatório “The future of European Competitiveness”, recentemente publicado, coordenado por Mario Draghi, analisa os desafios
a enfrentar pela indústria e pelas empresas no Mercado Único, delineando um plano para melhorar a competitividade da Europa por meio de uma cooperação mais estreita em áreas essenciais e investimentos massivos em objetivos compartilhados.
O relatório identifica a necessidade de a UE se concentrar em três questões cruciais: fechar a lacuna de inovação com os EUA e a China, especialmente em tecnologias avançadas; desenvolver um plano conjunto para vincular a meta de descarbonização ao aumento da competitividade; e aumentar a segurança da Europa e reduzir as suas dependências.
Manter o estilo de vida europeu dependerá da melhoria da competitividade, e melhorar a competitividade requer uma cooperação e integração mais estreitas entre as nações europeias.
As conclusões do relatório contribuirão para o trabalho da Comissão sobre um novo plano para a prosperidade e competitividade sustentáveis da Europa e, em particular, para o desenvolvimento do novo Clean Industrial Deal para indústrias competitivas e empregos de qualidade, que será apresentado nos primeiros 100 dias do novo mandato da Comissão. Aceda ao Relatório aqui