A OIT – Organização Internacional do Trabalho publicou em português o “Relatório Global sobre os Salários 2020/2021 - Salários e salários mínimos na era da COVID-19”,

que analisa a evolução dos salários reais em todo o mundo, oferecendo uma perspetiva única sobre as tendências salariais à escala global e regional.
A Parte I do relatório documenta uma tendência em baixa no nível e/ou na taxa de crescimento dos salários médios em dois terços dos países para os quais estão disponíveis dados referentes a 2020. Devido à Covid-19, os governos tomaram medidas sem precedentes para combater o seu impacto na economia e no mercado de trabalho, incluindo subvenções salariais temporárias, a extensão da proteção social e a atribuição de apoios para evitar o encerramento de empresas. Apesar disso, as consequências da crise da COVID-19 na economia e no emprego deverão continuar a exercer uma pressão para baixar os salários durante o futuro próximo.
A Parte II do Relatório executa o apelo da Declaração do Centenário da OIT para “um salário mínimo adequado, estabelecido em termos legais ou negociado”: fornece uma descrição baseada em dados empíricos de políticas de salário mínimo implementadas em todo o mundo e mostra como os salários mínimos, quando são bem concebidos e aplicados, se podem tornar num instrumento eficaz para proteger os trabalhadores contra salários indevidamente baixos, reduzindo igualmente a desigualdade.
Aceda ao Relatório aqui.

