A Comissão Europeia publicou os resultados do Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade (IDES) de 2022, que acompanha os progressos realizados nos Estados-Membros no domínio digital.

Durante a pandemia de COVID-19, os Estados-Membros aceleraram o plano da digitalização, mas continuam a ter dificuldades em colmatar as lacunas existentes em matéria de competências digitais, transformação digital das PME e implantação de redes 5G avançadas.
O Mecanismo de Recuperação e Resiliência, que consagra cerca de 127 mil milhões de EUR a reformas e investimentos no domínio digital, oferece uma oportunidade sem precedentes para acelerar a transformação digital. As conclusões mostram que, embora a maioria dos Estados-Membros esteja a realizar progressos na sua transformação digital, a adoção de tecnologias digitais essenciais pelas empresas, como a inteligência artificial (IA) e os megadados, continua a ser reduzida.
A Finlândia, a Dinamarca, os Países Baixos e a Suécia continuam a ser os líderes europeus neste domínio. Saiba mais aqui.
Portugal ocupa o 15.º lugar entre os 27 Estados-Membros da UE, tendo subido uma posição em relação a 2021.
Os progressos relativos de Portugal são, de modo geral, ligeiramente inferiores aos dos países homólogos, pelo que há margem para o país acelerar os seus esforços de digitalização. Aceda ao Relatório sobre Portugal aqui.

