O Centro de Relações Laborais (CRL) divulgou o estudo: “A economia verde e a evolução do mercado de trabalho em Portugal”, que pretende contribuir para a compreensão dos impactos do processo de

descarbonização da economia no emprego, identificando através de uma análise granular quais os setores, as ocupações e as características dos trabalhadores e empregos potencialmente mais afetados. Os processos de descarbonização em curso e a iniciar não são neutros em termos dos seus impactos na economia e no emprego.
Os investimentos em novas áreas de atividade, como são as novas formas de produção de energia, os novos meios de mobilidade e a generalização das práticas assentes na economia circular, vão suscitar o nascimento de novas profissões e, talvez mais importante, o desenvolvimento de novas competências em profissões já existentes.
Porém, este processo será acompanhado pelo desinvestimento em atividades intensivas no consumo de energias fósseis, levando à diminuição do emprego nessas atividades. Será necessário o desenho de políticas públicas que permitam que esta transição ocorra de forma justa, equilibrada, sem comprometer o potencial de inovação e de regeneração produtiva que estes processos podem trazer.
O estudo identifica como mais afetados com o processo de descarbonização da economia, em termos de emprego, os setores ligados à energia, nomeadamente eletricidade, à indústria da construção, aos transportes, quer na sua componente de fabrico quer na componente de serviço e ainda nas atividades de consultoria, científicas e técnicas.
Aceda ao Estudo aqui.
Newsletter de dezembro de 2022

