O setor elétrico e eletrónico e a economia circular

O setor elétrico e eletrónico é um dos setores considerados prioritários pela União Europeia no âmbito da Economia Circular. O CEAC dá especial atenção às seguintes sete áreas:

circeletronico nwl

  1. Eletrónica e TIC
  2. Baterias e veículos
  3. Embalagens
  4. Plásticos
  5. Têxteis
  6. Construção e edifícios
  7. Alimentos, água e nutrientes

Destas 7, o setor elétrico e eletrónico está diretamente envolvido com 3 – as áreas 1,2 e 6 (visto que a construção e edifícios é uma área que inclui equipamentos elétricos e eletrónicos e cada vez mais).

E, tal com todos os setores, está indiretamente envolvido com as áreas das embalagens e dos plásticos. Como tal, as empresas do setor têm estado sujeitas a um tsumani de alterações legais que implicam novas formas de estar no mercado.

O PAEC português não está tão centrado na divisão por setores e, embora aborde essa vertente não contempla especificamente o setor elétrico e eletrónico.

No entanto, a nova versão que já esteve em processo de consulta pública e que não está ainda publicada, adota uma estrutura mais em linha com a do plano europeu. Assim, considera o Setor Equipamentos elétricos e eletrónicos como um dos seis setores / cadeias de valor identificados ao nível das ações Meso, que passamos a enumerar:

  • Agroalimentar
  • Construção
  • Distribuição e Retalho
  • Equipamentos elétricos e eletrónicos
  • Plásticos
  • Turismo.

Destas 6 cadeias de valor, o setor elétrico e eletrónico está diretamente relacionado com a Construção e indiretamente envolvido com a Distribuição e Retalho e com os Plásticos. Ressalvamos que este novo plano não está ainda fechado e poderá não o ser durante a atual legislatura, pelo que poderá ainda ter alterações substanciais.

Para saber mais:

Newsletter de dezembro de 2023

Localização

Lisboa
Av. Guerra Junqueiro, 11 - 2º Esq.
1000-166 Lisboa

Coordenadas GPS:
38.738587, -9.135574
Mapa

Contacte-nos

Lisboa
email: animee@animee.pt
Tel.: 218 437 110
Fax: 218 407 525