Reduzir os riscos de abastecimento de matérias-primas críticas

Recomenda-se a leitura da análise aprofundada do CEPS - Centre for European Policy Studies sobre a redução dos riscos de abastecimento de matérias-primas críticas, disponível aqui.

crms1 nwl

Esta análise dá uma visão geral dos riscos de fornecimento de CRM na UE e das opções disponíveis para garantir o acesso a estes recursos.

A adoção de tecnologias verdes e digitais aumentará maciçamente a procura por matérias-primas críticas (CRM).

Uma vez que as cadeias de abastecimento estão fortemente concentradas fora da Europa, tal expõe a UE a riscos significativos de fornecimento. Surgem várias opções políticas para a UE fazer face a estes riscos. Internamente, há potencial para produzir CRMs primários e secundários, mas serão necessários tempo e recursos significativos para aumentar a produção.

A substituição de materiais e a eficiência dos recursos também podem desempenhar papéis não negligenciáveis com apoio suficiente de I&D. Internacionalmente, tanto a política comercial quanto a cooperação internacional (inclusive no âmbito de fóruns multilaterais) podem dar perspetivas significativas de mitigação dos riscos de abastecimento.

Se geridos corretamente, a manutenção de stocks na Europa também pode ajudar a proteger contra problemas na oferta de curto prazo ou contra o choque de preços.

Newsletter de 16/02/2024

Localização

Lisboa
Av. Guerra Junqueiro, 11 - 2º Esq.
1000-166 Lisboa

Coordenadas GPS:
38.738587, -9.135574
Mapa

Contacte-nos

Lisboa
email: animee@animee.pt
Tel.: 218 437 110
Fax: 218 407 525