Plano da UE para escassez de mão-de-obra e de competências

Em março último a Comissão Europeia apresentou o plano de ação da União Europeia (UE) para a escassez de mão-de-obra e de competências (EU Action Plan on Labour and Skills Shortages). O plano procura

operario nwl

responder à escassez de mão de obra e de competências, que se tem vindo a agravar em todos os Estados-Membros.

Recentemente, quer a Business Europe (da qual a CIP é membro) quer um conjunto de 18 associações europeias setoriais – nas quais se incluem o CECAPI e a T&D Europe, das quais a ANIMEE é associada - manifestaram a sua intenção de melhorar o plano de ação e assegurar que o novo ciclo político europeu 2024-2029 proceda à sua implementação.

Do ponto de vista do setor elétrico e eletrónico, realçamos que a escassez de mão-de-obra já duplicou entre 2015 e 2021 em sectores-chave para a economia verde europeia. Não precisamos apenas de formar e requalificar profissionais, mas também de atrair e formar muito mais candidatos, especialmente em empregos técnicos (muito necessários) que muitas vezes são vistos como uma opção de último recurso, em vez de uma oportunidade durável e de rápida evolução.

Por último, e como é do conhecimento geral, realça-se que a situação em Portugal é ainda mais preocupante, por dois motivos principais: o envelhecimento acentuado da população e a emigração dos jovens para outros países europeus.

Newsletter de junho de 2024

Localização

Lisboa
Av. Guerra Junqueiro, 11 - 2º Esq.
1000-166 Lisboa

Coordenadas GPS:
38.738587, -9.135574
Mapa

Contacte-nos

Lisboa
email: animee@animee.pt
Tel.: 218 437 110
Fax: 218 407 525