A ANIMEE respondeu à consulta da CE relativa à Iniciativa Produtos Sustentáveis. Contribuiu para outras entidades, mas entendeu importante comunicar a visão do setor elétrico e eletrónico português.

A ANIMEE colaborou também nas respostas da CIP, CECAPI e T&D Europe; contudo, entendeu importante comunicar a visão do setor elétrico e eletrónico português.
Esta iniciativa, que irá rever a Diretiva Conceção Ecológica e propor medidas legislativas adicionais, conforme adequado, visa tornar os produtos colocados no mercado da UE mais sustentáveis.
A iniciativa abrangerá:
- equipamentos eletrónicos e das TIC,
- têxteis,
- mobiliário,
- aço, cimento e produtos químicos.
Podem consultar mais informação sobre este tema na página dedicada da Comissão Europeia.
A ANIMEE e os seus associados já conhecem bem a Diretiva da Conceção Ecológica. Os regulamentos iniciais preocupavam-se apenas com a eficiência energética – e por isso aplicam-se a equipamentos eletrónicos e elétricos.
Nos últimos anos passaram a incluir aspetos relacionados com a eficiência dos materiais utilizados nestes equipamentos. A transição para englobar mais equipamentos/materiais e mais objetivos circulares é ambiciosa, mas fácil de compreender.
Recordamos que a ANIMEE participou já na anterior fase de consulta, mais genérica, relativamente a esta mesma iniciativa. Veja aqui a participação da ANIMEE.

