Equipamentos Elétricos Não Conformes

Como verificar se os equipamentos elétricos seguem as regras de conformidade e são seguros para instalar e usar?

Por que é importante verificar se os equipamentos de instalação elétrica estão em conformidade?

Imagem capa V3 280 160

 A ANIMEE enquanto  associada portuguesa da MSSI Electrical, Market Surveillance Support Initiative, e CECAPI – European Committee of Electrical Installation Equipment Manufacturers participa na campanha europeia que esta desenvolve sobre equipamentos não conformes , sério risco para a segurança de pessoas, bens e  propriedades, podendo prejudicar a reputação de profissionais e  empresas da indústria elétrica .

O apoio às empresas e autoridades no combate à circulação de equipamentos elétricos inseguros e não conformes na Europa , constitui tarefa fundamental para  segurança de todos.

Recorda-se que o “MSSI Electrical “ representa componentes para instalação elétrica, como interruptores, disjuntores e dispositivos de corrente residual, dispositivos de deteção de falhas de arco; sistemas de gestão de cabos – todos para aplicações comerciais, residenciais e industriais de baixa tensão.

 A ANIMEE, em parceria com empresas do setor, lidera em Portugal aquela iniciativa de combate à utilização de produtos elétricos não conformes para garantir uma maior vigilância no mercado, evitando que equipamentos elétricos não conformes cheguem às nossas casas, escritórios, lojas e ambientes de trabalho.

 A primeira atividade em Portugal concretiza-se pelo lançamento de um vídeo que alerta e informa empresas  e profissionais da indústria elétrica.

Imagem capa V3 280 160

Este é o primeiro passo de uma campanha que continuará a informar, alertar e formar chamando a atenção de todos os profissionais da área da eletricidade para a importância da escolha de equipamentos elétricos seguros e conformes.

É uma campanha comum aos onze países, em que associações empresariais, empresas e organismos de avaliação da conformidade assinaram a Charter for safe and compliant electrical low voltage infrastructure and installation engineering products and systems in the European Union (Carta para infraestruturas sistemas e equipamentos de baixa tensão seguros e conformes na União Europeia).

 Para saber mais:

A MSSI Electrical, Market Surveillance Support Initiative  é uma iniciativa do CECAPI – European Committee of Electrical Installation Equipment Manufacturers, sem quaisquer fins lucrativos.. A ANIMEE integrou esta iniciativa em 2021 (ver Newsletter ANIMEE de novembro de 2021). Os fabricantes de infraestruturas elétricas e produtos e de sistemas de engenharia de instalação baseados na Europa - ABB, Benedict, Eaton, Hager, Legrand, Schneider Electric e Siemens, as suas associações europeias e nacionais relacionadas e os Organismos de Avaliação da Conformidade Europeus credenciados estão a juntar esforços para agir de forma proactiva no domínio da monitorização do mercado.

 Estas organizações farão isso informando as autoridades de fiscalização do mercado  sobre produtos suspeitos de não conformidade e auxiliando essas autoridades na investigação no âmbito do Regulamento 2019/1020 - relativo à fiscalização do mercado e à conformidade dos produtos e que altera a Diretiva 2004/42/CE e os Regulamentos (CE) n.o 765/2008 e (UE) n.o 305/2011, com o objetivo de garantir a segurança do cliente e a concorrência leal no mercado europeu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Localização

Lisboa
Av. Guerra Junqueiro, 11 - 2º Esq.
1000-166 Lisboa

Coordenadas GPS:
38.738587, -9.135574
Mapa

Contacte-nos

Lisboa
email: animee@animee.pt
Tel.: 218 437 110
Fax: 218 407 525