A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) realiza o XXVI Simpósio Luso-Alemão de Energia - Produção, Armazenamento e Distribuição de Hidrogénio Verde em Portugal, dia 24 de setembro
das 9h00 às 15h45 no Ramada Lisbon Hotel, Avenida Eng. Arantes e Oliveira 9, 1900-221 Lisboa.
Portugal tem planos ambiciosos para a produção, armazenamento e distribuição de hidrogénio verde. É o primeiro país do mundo a comprometer-se a ser neutro em termos de CO2 até 2050, tirando partido das suas condições naturais favoráveis, como o elevado potencial de energia solar e eólica, para produzir hidrogénio verde de forma competitiva. A Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2), adotada em 2020, visa investir cerca de 7 mil milhões de euros até 2030 para promover a produção de hidrogénio verde.
Os projetos em Portugal estão a centrar-se em instalações de eletrólise para a produção de hidrogénio e na investigação de tecnologias para aumentar a eficiência bem como reduzir os custos, sendo que 70% dos gasodutos de Portugal são adequados para a distribuição de hidrogénio. Além disso, o país está a investir em tecnologias de armazenamento e em novas soluções de distribuição para garantir a segurança do abastecimento e promover as exportações.
Embora Portugal já esteja bem posicionado em algumas destas áreas, existem desafios específicos, como o nível relativamente baixo de maturidade tecnológica para a expansão da produção de hidrogénio ou a infraestrutura de exportação ainda indefinida para o hidrogénio verde.
Neste âmbito, e considerando a vasta experiência da Alemanha neste domínio, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) realiza este Simpósio, onde poderá obter em primeira mão informações sobre os desenvolvimentos, novidades e projetos em matéria de produção, armazenamento e distribuição de hidrogénio verde na Alemanha e em Portugal, bem como ter reuniões B2B com empresas alemãs fornecedoras de equipamentos e prestadoras de serviços
Saiba mais sobre o evento aqui.
Inscreva-se ainda de forma gratuita aqui até dia 20 de setembro.
Newsletter de Agosto 2024