Nos passados dias 17 e 18 de julho, a União Europeia e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) realizaram a sua 3.ª Cimeira em Bruxelas. Destacam-se alguns acordos alcançados:
• a Equipa Europa autorizou mais de 45 mil milhões de euros para apoiar a parceria reforçada com a América Latina e as Caraíbas até 2027; ver aqui
• a UE intensificou a sua cooperação energética com a Argentina e o Uruguai com a assinatura de dois memorandos de entendimento. Saber mais aqui e aqui.
• a UE assinou, igualmente, um Memorando de Entendimento com o Chile sobre o estabelecimento de uma parceria em matéria de cadeias de valor sustentáveis para as matérias-primas.
• a UE e os países da América Latina e Caraíbas (ALC) Argentina, Bahamas, Barbados, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Panamá, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai acordaram em aprofundar a sua parceria, estabelecendo uma Aliança Digital UE-ALC. Saber mais aqui