Bosch: escalabilidade na produção de pilhas de eletrólise

A eletrólise é um campo de crescimento estratégico para a Bosch, e para assinalar a entrada neste mercado, a empresa apresentou tecnologia para eletrolisadores na Hannover Messe.

Bosch PEM electrolysis stack

Seja na indústria química, de transportes, siderurgia ou energia, existe um enorme potencial de descarbonização se o hidrogénio for utilizado como fonte de energia – especialmente se for produzido a partir de fontes renováveis. 

"Para combater as alterações climáticas, precisamos de alternativas aos combustíveis fósseis. O hidrogénio verde, produzido com energia renovável, terá um papel fundamental na redução maciça das emissões de carbono nos setores industrial, dos transportes e da energia. A produção deste hidrogénio requer sistemas de eletrólise – e a pilha Hybrion da Bosch é o componente-chave para esses sistemas", afirma Dr. Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.

A Bosch pretende aplicar a sua experiência em células de combustível à produção de hidrogénio, planeando trabalhar em vários projetos na Europa em parceria com diversas entidades.

Mesmo antes do lançamento oficial de vendas em abril, a Bosch já adquiriu encomendas que totalizam cerca de 100 megawatts e está também a colaborar com empresas como AKA Energy Systems, Andritz, Pietro Fiorentini, Hyter, H2B2, iGas, IMI, Nikkiso e Técnicas Reunidas.

As pilhas de combustível de hidrogénio Hybrion serão inicialmente fabricadas na unidade da Bosch em Bamberg, Alemanha. Cada pilha tem uma potência de 1,25 megawatts e pode produzir até 23 quilogramas de hidrogénio por hora a partir de água e eletricidade.

As pilhas de eletrólise Hybrion PEM da Bosch são adequadas para a produção de hidrogénio em sistemas modulares de 1 megawatt, bem como para grandes instalações industriais à escala de gigawatts.

Um eletrolisador FEST com pilhas de eletrólise PEM integradas da Bosch está previsto entrar em operação na unidade de Bamberg como parte de um ciclo de hidrogénio em 2025. A Bosch pretende utilizar o hidrogénio produzido no local para os testes de resistência das pilhas de células de combustível móveis, que são também fabricadas em Bamberg.

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