A utilização de fontes radiológicas na indústria tem-se tornado cada vez mais frequente, devido aos inúmeros benefícios que oferecem, como a inspeção de materiais, controlo de qualidade e diagnóstico de falhas.
No entanto, a manipulação e o manuseio inadequados de materiais radioativos podem apresentar riscos significativos à saúde humana e ao meio ambiente.
A AJL, empresa do Grupo IEP, promove nos próximos dias 11, 12 e 14 de setembro uma formação em Proteção e Segurança Radiológica, no âmbito das práticas industriais.
A adoção de medidas preventivas é fundamental para minimizar os riscos associados à utilização de fontes radiológicas. Isto envolve a formação e treinamento adequados dos trabalhadores envolvidos com tais materiais, bem como a implementação de procedimentos operacionais seguros.
Apesar dos avanços significativos na proteção radiológica, ainda existem desafios a serem enfrentados. A consciencialização e o compromisso dos profissionais envolvidos são essenciais para garantir a segurança no manuseio de fontes radiológicas.
Além disso, a rápida evolução tecnológica requer uma atualização constante das normas e regulamentações. No futuro, espera-se que a indústria continue a aprimorar as suas práticas e a adotar tecnologias inovadoras para garantir a proteção radiológica e a segurança de seus colaboradores.
O Curso promovido pela AJL é reconhecido e aprovado pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente.
Permite proporcionar aos trabalhadores expostos, bem como aos restantes trabalhadores e demais pessoal auxiliar com acesso à instalação onde se realiza a prática, a formação em proteção e segurança radiológica prevista pelo Decreto-Lei nº 108/2018, de 3 de dezembro.
A conclusão deste curso com aproveitamento permite a obtenção do Certificado de Qualificação Profissional de Proteção Radiológica – Nível 3: técnico operador, previsto no Decreto-Lei nº 227/2008, de 25 de novembro.
Saiba mais sobre esta formação aqui.