A ANIMEE - Associação Portuguesa das Empresas do Sector Elétrico e Eletrónico, é uma Associação patronal, de âmbito nacional, que tem como objetivo o estudo e desenvolvimento da atividade industrial e comercial do Sector Elétrico e Eletrónico, Energia e Telecomunicações.
A ANIMEE, que sucede ao antigo Grémio dos Industriais de Material Elétrico, tem mais de quarenta anos de existência dedicados ao serviço, defesa e promoção dos interesses dos seus associados.
A ANIMEE representa atualmente cerca de 85 empresas privadas deste sector de atividade, que empregam cerca de 26.000 trabalhadores e faturaram aproximadamente 5.800 milhões de Euros em 2016, dos quais cerca de 4.800 milhões de Euros correspondem a exportações. Estas empresas estão distribuídas por todo o país, com especial predominância nas zonas da grande Lisboa, Porto/Braga, Setúbal e Alentejo e agrupam-se, dentro da ANIMEE, segundo a seguinte classificação interna:
- Máquinas, equipamentos e aparelhagem industrial
- Telecomunicações, informática e eletrónica profissional
- Componentes eletrónicos
- Aparelhagem ligeira de instalação
- Aparelhagem e sistemas de medida, controlo e automação
- Fios e cabos
- Cablagens
- Acumuladores e pilhas
- Lâmpadas e Material para Iluminação
Grupos de Interesse Especial (G.I.E)
- Energia
- Imagem médica
- Eletrodomésticos
- Sistemas de informação
- Núcleos Empresariais ou Associações Autónomas.
A formação profissional, uma das preocupações fundamentais dos empresários, mereceu desde cedo a maior atenção da ANIMEE. Assim, em 1985, constituiu em cooperação com o IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional o CINEL - Centro de Formação Profissional da Indústria Eletrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação, que forma regularmente, em Lisboa e no Porto, técnicos de eletrónica altamente qualificados, com um assinalável nível de empregabilidade.
A qualidade, inovação e investigação, prioridades de qualquer setor tecnológico, justificam outra parceria privilegiada, nomeadamente com o IEP - Instituto Eletrotécnico Português, com instalações no Porto/Matosinhos desde 1981 e laboratórios próprios, e cujos serviços prestam um apoio tão diverso quanto necessário em áreas como a certificação e normalização de produtos, metrologia, inspeção, eficiência energética, segurança ou formação, entre outras.